O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo, sendo constituída por um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta se torne potável.

A água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, portanto, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.

O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças, sendo formado pelas seguintes etapas:

1. Captação

O processo de captação da água se dá através da seleção de uma fonte abastecedora, sendo um processo importante na construção de um sistema de abastecimento.

Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância à localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.

2. Oxidação

Este processo é importante para a eliminação de microorganismos capazes de causar doenças. O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.

3. Coagulação

Processo para remover partículas muito finas e estáveis chamadas colóides. São adicionados à água, produtos químicos denominados coagulantes. Estes coagulantes têm o poder de aglomerar a sujeira, formando-se flocos. Imagine a formação de flocos de partículas de leite na produção da popular "coalhada".

4. Floculação

Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

5. Decantação

Após a floculação ficam evidentes os flocos formados pela agregação de impurezas, possibilitando a decantação, onde os flocos formados anteriormente separam-se da água, por ação da gravidade, sedimentando-se, no fundo dos tanques. Nessa etapa, é como misturar bastante sal ou açúcar em um copo com água, pois é fácil perceber que a quantidade excedente do sal ou do açúcar depositam-se no fundo do copo com água.

6. Filtração

A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Então ela passa por um processo de para retirar as impurezas restantes. Geralmente utilizam-se grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores. A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de desinfecção. Imagine quando você coa o café, muitas partículas sólidas são retidas no papel filtro. No processo de uma ETA, isso também ocorre.

7. Desinfecção

É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

8. Correção de pH

Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.

Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor, responsável pela redução da incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes.


Referência do texto:

http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=98&tpl=printerview

Proposta de Atividade EM

Roteiro de Atividade para ser trabalho com o Ensino Médio

AULA Nº 1

1. Tema:

Ensinando o tratamento da água e as possíveis doenças de veiculação hídrica.

2. Tempo:

100 minutos (2 aulas).

3. Objetivo Geral:

Conhecer o processo de tratamento da água e reconhecer que a poluição da água causa danos à saúde dos seres vivos e gastos desnecessários, dando foco às doenças de veiculação hídrica.

4. Objetivos Específicos:

Discutir com os alunos as múltiplas funções da água em uma cidade;
Discutir os processos de tratamento de água;
Citar e discutir as doenças de veiculação hídrica.

5. Conteúdos:

Uso da água;
Tratamento da água: etapas;
Doenças de veiculação hídrica: Amebíase: Ascaridíase: Cólera e Leptospirose.

6. Procedimentos Metodológicos:

Aula expositiva dialogada.
O professor deverá solicitar uma pesquisa prévia dos alunos sobre o processo de tratamento da água e as possíveis doenças relacionadas ao não tratamento adequado da mesma.

7. Recursos:

Quadro de giz;
Blog de tratamento da água.

8. Avaliação:

Construir uma lista das múltiplas funções da água e as doenças relacionadas ao seu tratamento inadequado.

Referências:

U.S. Environmental Protection Agency. Office of Ground Water and Drinking Water(EPA 810-F95-004) " EPA Environmental Education World Wide Web site. (on line) Disponível em http://www.epa.gov/OGWDW/kids/exper.html.

Grassi, M.T. Apostila do curso de "Química e meio ambiente", Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, 1999.

Portal educacional do Estado do Paraná – proposta Nº 7856, autor: Rossana Ferrari Schafer – ensino de ciências 5/8 série.

Schafer, R. F.; Barboza, L. M. V.; Atividades práticas no ensino do tratamento da água com ênfase nos processo físico-químicos.